Hoje em dia o assunto mais cobrado pelas pessoas e de suma importância para a sociedade é a famosa ÉTICA. Praticamente todos sabem mostrar o que é Ética com gestos e atitudes mas o difícil é usar palavras. Podemos então partir de uma definição simples: "a Ética é a diferença entre o certo e o errado".
Mas, enfim, o que é certo e errado? Nossa noção de certo e errado varia muito: de culturas a culturas, do pensamento de cada um, da época histórica.
Fato é que hoje em dia está cada vez mais difícil de ver pessoas com os valores que representam e se mostram como valores éticos. E quais são esses valores? Bom, eles são a humildade, caráter , dignidade, compaixão, generosidade; valores esses que estão representados em códigos de ética pessoal ou de grupos que nos trazem preceitos como não roubar, não matar, não mexer em pertences alheios, etc. Isso sem contar aqueles códigos que nem precisam ser escritos para sabermos que são atos refentes a uma conduta ética. Atos simples, como o de ajudar uma senhora que precisa de ajuda para atravessar a rua, ou quando um colega precisa desabafar e o outro guarda sua confissão e respeita sua privacidade, por exemplo, são atos que demonstram uma conduta ética em relação à sociedade na qual vivemos.
O que queremos dizer com isso? Ou melhor, o que essa aula trouxe para nós? Trouxe a certeza de que devemos preservar cada vez mais a Ética em nossas vidas, porque se deixarmos frouxos esses valores a Ética vai desaparecer das nossas relações.
Nossa dica? Cultive seus valores e tente melhorar cada vez mais, sem perder a coisa mais importante: a ÉTICA!
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
INCLUSÃO SOCIAL - 20/01/2014
Hoje na aula vimos vários assuntos relacionados a Inclusão Social, principalmente a desigualdade entre as pessoas, com negros, índios, mulheres e pobres.
Organizamos em tópicos:
- RACISMO E DESIGUALDADE
- VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
- IMAGEM DA MULHER
- PRECONCEITO CONTRA OS ÍNDIOS
Depois de revisarmos esses assuntos, foi discutido a respeito das ''COTAS'' em universidades públicas, onde a sala foi dividida em 2 grupos (FAVOR x CONTRA).
Para esclarecer melhor, as ''COTAS'' facilita a entrada de negros, pardos, indígena e pobres nessas universidades públicas, mas respeitando alguns requisitos, que são:
*SALÁRIO (RENDA) INFERIOR Á 1,5;
*ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA.
Assinar:
Comentários (Atom)